Forte de Copacabana é um dos cartões postais mais bonitos do Rio de Janeiro. A construção, que abriga o Museu Histórico do Exército, fica em um dos pontos mais altos da cidade e oferece uma vista panorâmica.
O forte também é palco de eventos culturais, como apresentações musicais e exposições. A visita ao Forte de Copacabana pode ser guiada ou não, mas é importante chegar cedo para garantir a entrada.
Por isso, trouxemos nesse artigo as informações necessárias que você precisa saber para programar a sua visita nesse cartão postal que você precisa conhecer no Rio. Vamos lá?
Funcionamento do Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana funciona às terças, domingos e feriados, de 10:00-18:00. Às segundas-feiras o local fica fechado para visitação.
O endereço do Forte é Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana, Rio de Janeiro. Se você desejar, pode entrar em contato pelo telefone (21) 2521-1032.
Qual o valor da entrada no Forte?
A entrada para o Forte custa R$6, 00 (inteira) e R$3,00 (meia). Às terças a entrada é grátis.
Quais os melhores dias para ir ao Forte de Copacabana?
Segundo a administração do Forte, o melhor dia para visitar o local é durante a semana, quando há menos turistas.
Porém, como nas terças-feiras a entrada é gratuita, pode ser que nesse dia o local receba um fluxo de visitantes maior que nos demais dias da semama.
Outro fator importante a considerar é o horário da visita. O Forte de Copacabana abre todos os dias às 10h e fecha às 18h. É importante chegar cedo para evitar filas e ter tempo suficiente para explorar todo o complexo.
O que ver no Forte de Copacabana
-A Fortaleza com vista panorâmica
A fortaleza de Copacabana é um dos marcos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Localizada na extremidade sul da cidade, ao lado da praia de mesmo nome, a fortaleza tem uma longa e rica história.
Construída em 1908 ela foi projetada para ser a principal defesa do porto do Rio de Janeiro. Em seu interior abrigava um complexo sistema de canhões que podiam atingir qualquer ponto da baía.
Sua arquitetura também era inovadora para a época, com seus muros espessos e suas janelas estreitas, o que dificultava a invasão inimiga.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a importância militar da fortaleza foi diminuindo e ela acabou se tornando um museu. Atualmente, o museu abriga diversas exposições sobre a história militar do Brasil e também sobre a construção da própria fortaleza.
Além disso, há diversos canhões espalhados pelo terreno que são um grande atrativo para os visitantes.
-Exposições
O museu do Forte de Copacabana abriga exposições que retratam a história do Rio de Janeiro, desde a época colonial até a atualidade. As exposições são organizadas cronologicamente e contam com fotografias, objetos e documentos originais. Confira algumas das exposições mais interessantes a seguir.
A exposição “O Exército na Formação da Nacionalidade” que traz uma perspectiva inovadora de analisar a história do Brasil. Ao mostrar os principais fatos ligados à fase colonial, com ênfase na história militar, a exposição nos permite entender melhor o processo de formação da nacionalidade brasileira.
Além disso, a exposição é um importante documento histórico, que traz informações preciosas sobre os acontecimentos marcantes da história do Brasil. Por isso, vale a pena conferir!
A exposição de itens no Salão República mostra a atuação do Exército Brasileiro no período Republicano.
A visita à Sala dos Presidentes é uma oportunidade de conhecermos um pouco mais da história do Brasil. Nosso acervo exposto oferece ao público uma excelente compreensão da República, com objetos que registram e informam sobre diversos acontecimentos históricos.
Ao entrar no Museu do Forte, você se sente transportado para dentro da história. Ao passear pelos corredores, é possível ver armas de todas as épocas e lugares.
Mas o que mais chama a atenção são as instalações: uma usina a diesel, câmaras de tiro, cozinha, depósito de viveres, paiol de munição, alojamento para oficiais e praças, oratório, oficina, telégrafo, observatório, almoxarifado, cisterna de água e banheiros.
Tudo isso nos faz pensar na importância do museu para preservar a nossa história.
Além dessas exposições, você também poderá conferir um são que conta um pouco da história dos presidentes ao longo do tempo, além de um espaço repleto de itens e sua mais diferentes curiosidades.
-Comer no Café 18 do Forte ou na Confeitaria Colombo
A visita ao Forte de Copacabana não está completa sem uma parada no Café 18 do Forte e na histórica Confeitaria Colombo.
O Café do Forte é o lugar perfeito para uma pausa durante a visita ao forte, com vistas deslumbrantes e uma deliciosa seleção de café, bolos e sanduíches.
A Confeitaria Colombo é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, oferecendo um ambiente elegante e aconchegante para saborear alguns dos seus famosos doces e bolos.
Dicas de passeios na região do Forte de Copacabana
Copacabana é um bairro turístico muito conhecido pelos seus belos cartões-postais. Por isso, quando for visitar o Forte de Copacabana, aproveite e conheça alguns lugares imperdíveis e que ficam próximo a essa atração:
- Praia de Copacabana: A praia é um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro e também um ótimo lugar para relaxar, tomar sol e praticar esportes aquáticos. A praia fica bem movimentada durante o dia, mas à noite ela ganha vida com os famosos quiosques que servem drinks e petiscos.
- Andar no calçadão da praia e tirar fotos com as estátuas de figuras famosas e as populares esculturas de areia.
- Comer um petisto ou tomar uma água de coco em um dos diversos quiosques à beira-mar.
- Passear pelas ruas do bairro e conhecer um pouco mais da sua história e estilo de vida.
Como Chegar ao Forte de Copacabana
Não importa de onde você esteja saindo, chegar ao Forte de Copacabana é fácil. O forte fica no posto 6 da praia de Copacabana e você consegue chegar lá de metrô, ônibos, caminhando ou de uber/taxi.
A estação de metrô mais próxima é a General Osório e de lá você precisará por alguns minutos para chegar ao Forte. Contudo, essa caminhada valerá super a pena pois você pode fazê-la pela orla da praia e apreciar toda beleza da praia de Copacabana.
Caso prefira ir de ônibus, confira aqui quais linhas passam por lá.
Por fim, para conferir as melhores dicas sobre o que fazer em Copacabana, não deixe de visitar nosso blog semanalmente. Aqui você encontrará posts sobre diversos assuntos, inclusive sobre o Forte de Copacabana e suas atrações. Assim, fica muito mais fácil programar sua visita ao famoso forte carioca!
Você também pode gostar:
- Onde comer peixe em Copacabana? Separamos 7 lugares incríveis
- Copacabana Palace: preço da diária num dos hotéis mais famosos do Brasil
- A praia de Copacabana é boa para banho? Nós te contamos tudo!
- Confeitaria Colombo em Copacabana: quanto custa e o que comer
- Onde comer barato em Copacabana: 10 lugares que você vai amar
Muito bom